HoLEP
Enucleação da próstata com Holmium Laser
A técnica para tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB)
O que é a cirurgia HoLEP?
A técnica para tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB), conhecida como HoLEP, consiste em realizar a enucleação da zona aumentada da próstata utilizando o laser de holmium pela via uretral (sem cortes).
Toda a zona central da próstata, conhecida como adenoma, é enucleada com o laser para o interior da bexiga. Após isso, utilizamos um aparelho chamado morcelador para retirar o adenoma, em vários fragmentos, sem a necessidade de cortes.
Dúvidas
Principais questões
Para quem é indicado o HoLEP?
HoLEP – Enucleação da próstata com Holmium Laser
Está indicada em próstatas de qualquer tamanho, inclusive as muito aumentadas, em pacientes com sintomas urinários decorrentes da próstata.
Esta técnica possui a vantagem de ser menos invasiva do que as cirurgias com cortes (aberta, laparoscópica ou robótica) e mais definitiva do que a popular “raspagem” da próstata (RTU).
Como é o pós-operatório do HoLEP?
O paciente permanece com uma sonda urinária durante uma internação que, em média, é de um a dois dias. Após esse período, o paciente normalmente recebe alta hospitalar sem esta sonda. É recomendado um repouso relativo, evitando esforços ou atividades físicas, além de relações sexuais, por um período de 2 a 4 semanas. A função sexual não é afetada com este tipo de cirurgia. No entanto, o volume do esperma (sêmen) costuma diminuir (ejaculação retrógrada).
Existem outras formas de fazer essa enucleação?
Sim! Além do laser Holmium, outras formas de energia podem ser utilizadas, com diferentes graus de penetração no tecido. Como exemplos, cito a energia bipolar (BipolEP), o laser Thulium (ThuLEP) e o Greenlight (GreenLEP).
Fale agora mesmo com
Dr Thiago Mourão
Agende agora e tenha tratamento urológico especializado.